23 de setembro de 2012

CITAC/DEMO + FIM = LIMBO



O espectáculo “Limbo” nasce da fusão entre o CITAC e a DEMO, entre o pai e o filho. De onde vimos e para onde voltámos. É nesta condição que abraçámos o desafio de, entre o fim de mais um ciclo citaquiano e o início de um outro, criar um espectáculo em Residência Artística, que nasceu do resultado de uma investigação e experimentação partilhada.

Um processo criativo que iniciámos a partir da investigação sobre o fim. Para nós, o fim foi  corpo, matéria, transcendência, tédio,  excitação, resistência, desistência, reemergir, morrer e renascer a cada respiração.
Tudo o que vive morre. Tudo o que começa acaba. Tudo o que acaba tem um novo começo e de tudo o que morre brota vida. Nessa procura subimos o rio em direcção ao início, à nascente e rolámos até ao mar onde tudo desagua, onde tudo termina. Este caminho foi construído através do contacto com a natureza e com o espaço do CITAC. Dentro do Teatro-Estúdio, levou-se o corpo até à exaustão, compuseram-se espaços com objectos, falou-se sobre decomposição, fins de relações, criaram-se cenas e inverteram-se os papéis. A verdade é que os tempos são outros. Estamos no limbo. Tudo se funde. Tudo marina na linha ténue que separa a acção da inércia. Tudo vagueia numa dimensão sufocante contra um inimigo invisível. O CITAC continuará e a DEMO também, de pés no chão e dentes cerrados para a luta.



CITAC - Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra 

O CITAC é um organismo autónomo da AAC (Associação Académica de Coimbra), orientado no sentido da criação prática e formação no domínio do teatro. Nascido em 1954, aparece adoptando o desafio do experimentalismo. Podemos destacar o seu carácter de resistência ao fascismo anterior à revolução de Abril, razão pela qual foi perseguido e, posteriormente, fechado pela PIDE (1970). Desde então tem traçado um caminho, que o aproxima a uma realidade contemporânea, resistindo a moldes pré-concebidos, através de uma selecção eclética de textos,  e da sua adaptação para o palco pela interacção de elementos técnicos e humanos, possível pelo entendimento mútuo de encenadores, actores, sonoplastas, luminotécnicos e cenógrafos que contribuem como um todo para a concepção do espectáculo.

DEMO – Dispositivo Experimental Multidisciplinar e Orgânico

DEMO é um colectivo de artistas que privilegia a investigação e a criação com base no cruzamento entre as artes performativas, visuais e performance-art, em contexto de criação e encenação colectiva, onde tendencialmente o público assume um papel criativo e participativo. Para além da criação de espectáculos e performances realiza ainda formações, exposições e publicações. Procura fomentar também uma consciência crítica através da dinamização da arte pela partilha, troca de conhecimentos e a fusão das várias áreas artísticas. Aposta assim no estimular novos públicos, na descentralização e internacionalização da arte portuguesa.